sábado, 9 de maio de 2009

 


O que é modernidade?
Não é uma corrente estética, mas uma noção, muito freqüente, com a qual se qualifica muitas vezes, e em termos positivos, a qualidade de uma obra. Desligada semanticamente do conceito de modernismo, evoca outros momentos históricos de renovação estética e cultural (a modernidade do humanismo renascentista, a modernidade do espírito iluminista, a modernidade da concepção do tempo e da arte em Baudelaire e, sobretudo, a partir da Segunda Guerra Mundial, a libertação em relação às últimas peias da convenção literária, artística e cultural que mesmo os mais recentes movimentos programáticos, por sê-lo, ainda faziam sentir).
© Instituto Camões.

3 comentários:

As inseparáveis disse...

Modernidade não é apenas uma tendência da época,é um marco literário do rompimento com o passado, inovando também a cultura e a arte.

cumplices disse...

modernidade não é apenas um estilo, um costume de vida,mas também um período histórico de rompimento com o passado, onde qualquer caracteristica antecessora deveria ser extinta.

malagueta disse...

O que faz a modernidade de uma obra, é a sua capacidade de contestar os padrões estabelecidos anteriormente. Faz alusão ao novo, ao diferente; que pode ser, muitas vezes, revolucionário.