GRUPO MALAGUETA

sexta-feira, 22 de maio de 2009

 

CARTAS DE MEU AVÔ
Manuel Bandeira

A tarde cai, por demais
Erma, úmida e silente...
A chuva, em gotas glaciais,
Chora monotonamente.
E enquanto anoitece, vou
Lendo, sossegado e só,
As cartas que meu avô
Escrevia a minha avó.
Enternecido sorrio
Do fervor desses carinhos:
É que os conheci velhinhos,
Quando o fogo era já frio.
Cartas de antes do noivado...
Cartas de amor que começa,
Inquieto, maravilhado,
E sem saber o que peça.
Temendo a cada momento
Ofendê-la, desgostá-la,
Quer ler em seu pensamento
E balbucia, não fala...
A mão pálida tremia
Contando o seu grande bem.
Mas, como o dele, batia,
Dela o coração também
A paixão, medrosa dantes,
Cresceu, dominou-o todo.
E as confissões hesitantes
Mudaram logo de modo.
Depois o espinho do ciúme...
A dor... a visão da morte...
Mas, calmado o vento, o lume
Brilhou, mais puro e mais forte.
E eu bendigo, envergonhado,
Esse amor, avô do meu...
Do meu - fruto sem cuidado
Que inda verde apodreceu.
O meu semblante está enxuto.
Mas a alma, em gotas mansas,
Chora, abismada no luto
Das minhas desesperanças...
E a noite vem, por demais
Erma, úmida e silente...
A chuva em pingos glaciais,
Cai melancolicamente.
E enquanto anoitece, vou
Lendo, sossegado e só,
As cartas que, meu avô
Escrevia a minha avó.

4 comentários:

As inseparáveis disse...

O poema de Manual Bandeira aborda o sentimento amoroso dos avos expresso através de carta que escreviam, desperta sentimentos até então apenas imaginados, são recordações que marcaram o passado desde o namoro ate a morte e que restaram como uma lembrança aos familiares.

Cúmplices disse...

Como o nome do poema mesmo nos revela, sua ideia central são as cartas do avô para a avó que um neto lê numa noite chuvosa,são cartas desde o começo do relacionamento até o ultimo dia de vida,onde relatam todos os acontecimentos,os ciúmes de um com o outro,os momentos de dor,mas principalmente deixa transparecer para o neto o amor que existia entre os dois.

Anônimo disse...

Mostra sentimentos, que um avô tem por sua familia, colocando um contesto de tristeza, amor, saudade que ele sentia.

marfi disse...

Mostra sentimentos, que um avô tem por sua familia, colocando um contesto de tristeza, amor, saudade que ele sentia.