OS RETIRANTES de Portinari by Prof. Priscila

domingo, 24 de maio de 2009

 


11 comentários:

Anônimo disse...

Até a professora postou o texto!

Anônimo disse...

teste teste

Anônimo disse...

É um quadro muito interessante, onde mostra os retirantes se migrando pra outras terras, fugindo da seca de uma região.
Podemos ver a tristeza em todos.

Caça conhecimentos disse...

Mostra a miseria e o sofrimento do povo nordestino,saindo em busca de melhoria devido a miseria que eles passam por causa da seca

cumplices disse...

A obra retrata a miséria dos retirantes que são obrigados a viver uma vida nômade, deslocando-se de um lugar para outro constantemente devido as precarias condições de vida, a seca, a fome, entre outros; principalmente os povos sertanejos.

popilitchulas disse...

imigrantes fugindo de uma coisa que nenhuma pessoa quer passa que é a seca,miseria,desnutrição e ate ver seus filhos ou parentes passar por isso.

As inseparáveis disse...

o quadro infelizmente retrata a realidade de algumas pessoas que fugindo da fome e da seca migram para outras regiões, buscando uma vida melhor.

marfi disse...

É um quadro muito interessante, onde mostra os retirantes se migrando pra outras terras, fugindo da seca de uma região.
Podemos ver a tristeza em todos.

Malagueta disse...

Cândido Portinari, um dos grandes pintores modernistas do nosso país, retratou expressivamente a situação de uma família nordestina, em sua obra Os Retirantes. Portinari valeu-se do regionalismo - muito presente no Modernismo - para abordar a questão da fome e da pobreza que afligiam (e ainda afligem) o povo nordestino. Uma bela maneira de fazer crítica.

Anônimo disse...

GRUPO XIRIBIRIBINHAS.
A obra retrata uma família que no auge do desespero imigram para outras terras por causa da seca e da miseria em que se encontam, e assim com esperança buscam novos horizontes.

Turma do Chaves disse...

A imagem nos faz pensar em como a vida naqueles tempos era dificil e nos faz imaginar o sofrimento e probreza em que o povo nordestino vivia, e que por conta disso saim em busca de uma vida melhor , e muitas vezes , por conta de dificuldades, não chegavam a conquistar seu objetivo.Realmente nos faz parar para pensar.