GRUPO MARFI

sexta-feira, 22 de maio de 2009

 

PEQUENA CANÇÃO DA ONDA
Cecília Meireles
Os peixes de prata ficaram perdidos,
com as velas e os remos, no meio do mar.
A areia chamava, de longe, de longe,
Ouvia-se a areia chamar e chorar!

A areia tem rosto de música
e o resto é tudo luar!

Por ventos contrários, em noite sem luzes,
do meio do oceano deixei-me rolar!

Meu corpo sonhava com a areia, com a areia,
desprendi-me do mundo do mar!

Mas o vento deu na areia.
A areia é de desmanchar.
Morro por seguir meu sonho,
Longe do reino do mar!

4 comentários:

As inseparáveis disse...

O mar representa a vida solta, sem apego a nada, como os peixes que são livres. A areia representa uma vida fixa, uma parte dela queria viver em liberdade, a outra parte se prende a algo, ela ouve um chamado da areia e descobre que a areia também se desmanchava e que trocou um sonho de viver em liberdade por outro que não deu prazer nenhum.

Cúmplices disse...

O poema nos transmite o sentimento de saudade de algum lugar onde o eu lírico esteve, mas não pode mais voltar. As lembranças desse lugar não lhe saem do pensamento.

Anônimo disse...

GRUPO XIRIBIRIBINHAS.
O poema nos mostra, um sentimento de tristezas e lembranças de momentos felizes, que se perderam e que agora só ficam na lembrança,ou sonhos que não voltam mais.

Grupo Malaguetas disse...

O poema transmite a saudade de um momento bom de sua vida que ele deixou para trás.Ele ouve a areia chamar mas o vento a desmancha desmanchando também os seus sonhos.