segunda-feira, 17 de agosto de 2009

 

BOM RETORNO ÀS AULAS!

Leia o texto abaixo e poste seu comentário.

Valorização

Quando eu não me respeito,
não sou eu quem escolhe o que vou receber,
eu me sujeito ao que vier.
É como um mendigo que estende a mão,
o que derem será bem-vindo.

Quando eu não me valorizo,
fico sujeito à análise dos outros,
a opinião de "qualquer um" importa,
eu fico preso ao que os outros acham,
e não saio do lugar.

Quando eu valorizo demais uma pessoa,
por mais que eu acredite que é amor,
é apenas uma transferência, um medo de viver,
que acaba virando medo de perder.

Não se iluda!
Se você não se respeitar, não vai se valorizar.
Respeitar-se é saber dos defeitos,
mas mostrar as qualidades.
É dar dignidade para o que você faz,
fazer bem feito, não importa o que seja.
O melhor cafezinho, a melhor obra de engenharia,
a melhor sessão de psicanálise, o bolo mais gostoso,
a aula mais proveitosa, a roupa mais branca,
a varrição de rua perfeita, a administração nota 10.

Renove-se.
A vida pode ser colorida sim!
Depende apenas dos seus olhos!
O emprego pode ser o mesmo, mas você mudou,
e tudo vai mudar, até o chefe carrasco,
afinal de contas, nada, nada resiste ao amor.
Amor próprio é fundamental!

Paulo Roberto Gaefke

30 comentários:

Marielly disse...

O texto mostra como a valorização faz efeito na vida do ser humano, e o segredo de uma vida com qualidade está no quê e como aprendemos, e no modo como agimos. Tudo em nossa vida é aprendizado e ensino. Só podemos ensinar aquilo que aprendemos, seja em conteúdos, seja principalmente em valores. Então a questão central é como aprender melhor para viver e conviver melhor. E o processo todo começa na familia, depois na escola e finalmente na comunidade ou na sociedade.
Tudo se realaciona, não existe nada neutro em nossas vidas, portanto somos responsáveis pelo que pensamos e fazemos.
Algumas pessoas sofrem por longos períodos porque aprenderam sofrer, e os recursos e soluções para nossos problemas estão dentro de nós e não fora.As vezes é preciso saber esperar, administrar a anciedade e aprender a confiar na capacidade auto-reguladora dos seres humanos. E o mais importante é descobrir o seu valor.

Marielly

Juliana Fernandes disse...

O texto nos faz refletir sobre a importância de nos valorizar e de como essa atitude pode transformar nossa maneira de agir, pensar e viver.
Não podemos deixar que a opinião dos outros influencie em nossas decisões; é necessário ter respeito próprio para mostrarmos que podemos melhorar a cada dia, mesmo que seja em atitudes simples do nosso cotidiano.
A autoconfiança, auto-estima e o amor próprio são fundamentais para se levar uma vida mais fácil e agradável, pois os problemas sempre existiram, por isso a mudança deve partir de nós, assim nos tornamos pessoas renovadas e mais felizes, cada uma com seu jeito, suas qualidades e seus valores.

Amanda disse...

Valorizar-se é respeitar a si mesmo, e não “mendigar” opiniões alheias, mas retaurar-se a cada dia para assim aperfeiçoar o cotidiano, e conseqüentemente a vida.

Jéssica Aparecida disse...

O poema nos transmite a importância de nos valorizar. Diferentemente do que muitos pensam é você mesmo que escolhe o caminho que irá seguir. Se a pessoa não tiver autoconfiança, e viver somente com a incerteza e o pessimismo, sua vida parecerá inferior a dos outros, qualquer obstáculo que surgir em sua vida pessoal ou profissional, será alvo de reclamações e a deixará cada vez mais desanimada. Esta pessoa ao ver um colega de trabalho conquistando um novo cargo, irá ter inveja, irá se desvalorizar cada vez mais, achando que não é capaz de conquistar nada, achará também que o trabalho dos outros é melhor do que o dela, que a vida, a casa, os amigos, as roupas do outro são melhores do que as coisas que ela possui. Porém essa pessoa não enxerga que tudo o que e conquistamos é mérito próprio, mesmo vendo uma pessoa lutar para conquistar algo melhor, o individuo que não se valoriza não se encoraja a lutar por seus ideais e continua não se valorizando. Mas se a pessoa tiver autoconfiança e força de vontade, sua vida será feliz ela se sentirá vencedora. Uma pessoa com uma boa auto-estima, supera os obstáculos como se eles a tornassem mais forte, além disso, mesmo se esta pessoa for julgada de maneira errada ou for invejada pelos outros, ela nunca irá se sentir inferior, porque o primeiro passo para uma vida feliz é valorizar o seu trabalho, suas conquistas, e principalmente valorizar-se a si mesmo.

Juliana Roberta disse...

Juliana Roberta
O texto retrata tudo aquilo que e visto mais niguem enxerga, ou mehor não ve do modo que é pra ser visto, ou não quer ver.
retrata oque escolhemos para viver se nos darmos respeito todos vai nos respeitar ,mais se for ao cotrario nem ira conheçer oque é respeito , e deixa bem claro para que a pessoa proprio se valorize-se que todos vão te valorizar.

Bruna disse...

O primeiro passo para seguirmos uma vida digna e feliz é se apaixonando por nós mesmos. A importância da auto-valorização se reflete em nossos relacionamentos, conquistas e decisões, por toda a vida. Só quem ama, respeita e preserva-se, pode fazer o mesmo com as outras pessoas, pois este sabe o que é isso. Quem se valoriza encontra seu lugar no mundo, corre atrás dos próprios sonhos, não fica vivendo os dos outros.
Muita gente confunde auto-estima e confiança com arrogância e até egocentrismo. Porém, as pessoas que gostam de si mesmas são as mais generosas e solidárias com o próximo, fazendo à eles o que desejam para si.
Como diz o autor: "Respeitar-se é saber dos defeitos, mas mostrar as qualidades", isto é, reconhecer sua limitações, mas também destacar suas melhores virtudes. É essa a minha interpretação do que é humildade. Não tem nada a ver com humilhação e submissão e sim com enxergar-se como realmente é, amar-se por isso e compreender que não é melhor que ninguém.
Abaixo, segue o link do texto de Frank Crane, que de certa forma descreve como age alguém de bem consigo mesmo:
http://www.elvirabrandao.com.br/home/jornal_07/set/precisa_hist.htm

Unknown disse...

O texto refere-se ao amor próprio que as pessoas deixaram de sentir, mas que é algo essencial na vida das delas, pois achar que os outros podem ser melhores que você não ajuda em nada é como estar vivo só por estar, é como estar no planeta só pra ocupar um lugar que poderia ser preenchidos por alguém melhor e mais capacitado do que você, porem quem é melhor do que você, pois no fundo são todos iguais são todos humanos com necessidades com tristezas com prioridades, o que nos torna diferente e nosso modo de pensar, é o esforço de cada um.
O que nos somos ou seremos, somos nós próprios que decidimos com nossas ações e escolhas sem precisar da opinião dos outros somos o que somos. Quando permitimos que outros façam as escolhas por nós perdemos o direito de ter o que merecemos. Respeitar a si mesmo nos faz melhor e traz amor-próprio e de outros, pois para que alguém te ache bom, primeiro você tem que se sentir bom, isso é auto-estima.

Fern@ndo disse...

O poema confere a necessidade de acreditarmos em nós mesmos.Uma pessoa deve viver sua vida de acordo com aquilo que ela pensa ser certo ou errado, e não daquilo que os outros acham. As vezes ficamos ressentidos com coisas que nos acontecem, como fofocas; atitudes de opressão; humilhação; entre outros, tudo devido a inveja dos outros. O que não podemos esquecer é que o respeito e a auto-valorização são as chaves que nos abrem as portas para uma vida repleta de amor. Precisamos confiar mais em nós mesmos, saber que quando cairmos somos capazes de nos re-erguer. Somos nós que fazemos o nosso trabalho, nosso circulo de amizades, fazemos em fim tudo ficar melhor. Depende apenas de cada um escolher entre viver sua própria vida, ou viver aquela que os outros querem pra você.

Dennis Willians Empke disse...

O texto fala da valorização propria e como muitos já disseram aquele que se valoriza se respeita pode fazer tudo melhor dar o melhor de você naquilo que você faz não importa o que seja um faxineiro ou Bill Gates fazer o melhor de você torna tudo melhor.

Unknown disse...

O texto nos transmite uma ideia diferente sobre valorização.Nos mostra a importancia de prestarmos atenção nos nossos pequenos atos,Por mais pequena que seja nossa ação deve ser notada tanto por nos como pelas pesssoas que estão ao nosso redor.
As vezes somos ignorantes a ponto de VALORIZARMOS as ações dos outros e fazer as nossas pequenas...Isso não faz bem diminui nosso potencial e desmotiva a ponto de fazer pessoas brilhantes no que fazem desistirem dos seus sonhos,objetivos...
Atenciosamente:PATRICIA SILVA ANDRADE

daniele fernandes disse...

O texto simplesmente nos mostra que devemos valorizar tudo de maneira certa,sem medo do que os outros vão pensar,valorização é isso dar valor a si mesmo antes de tudo.

jéssica disse...

o texto mostra a realidade de alguma pessoas que se acham incapaz de superar um obstaculo,incapaz de vencer,se desvaloriza,perde a confiaça em si mesmo o que devia ser o contrário, ela devia dar valor a si mesma antes de encarar qualquer desafio, pois sua confiança é fundamental para vencer e ser valorizada pelas pessoas que estão ao seu redor.

Tánile R. Santos. disse...

TANY...
O texto mostra o que acontece com muitas pessoas que não se dão valor, ou seja não se amam.
Pois perde a confiança,o entusiasmo e se torna uma pessoa insegura consigo mesma.Onde deixa de dar valor ao que faz para dar valor ao que os outros fazem, e não é bem assim, pois quando damos o melhor de nos, tudo fica melhor.
E só depende de cada um para ser alguem e o primeiro passo, é se dar valor e se amando, porque se não dermos valor e não nos amar ninguem fará. Porque hoje ninguem se importa com os outros.

Tánile Rocha Santos...

Diego Chaves de Aquino disse...

O texto nos transmite um argumento sobre valorização própria
que se você não se respeitar, você não vai estar se
valorizando. Que você não tem que ficar dependendo das Opiniões dos outros,
preso ao que os outros pensam e acham de você
e sim ter suas próprias opiniões. E que aquele que se valoriza tem Amor a si próprio e
pode dar o melhor de si, não importa o que trabalho você tem
se ele é de alto ou baixo nível,
você dando o melhor de si não só no trabalho,
mais sim em tudo o que for fazer, tornara tudo melhor.
Valorizar-se é ter amor a si próprio.

Diego Chaves de Aquino...

Anônimo disse...

Texto muito bem escrito, que mostra de forma real a vida de quem se valoriza e quem não se valoriza, só não concordo muito com a frase " tudo vai mudar, até o chefe carrasco" nesse caso não seria questão de valor, o "chefe carrasco" naum muda só porque você vê o mundo diferente e faz melhor, isso é questão de personalidade dele.


[Laurence, 3°B, n° 43]

Anônimo disse...

Pedro n38 3B
Valorizar e voce cultivar sua exixtencia entre todos a sua volta.
Temq ue acreditar na realidade em que voce mesmo vive.
Na valorizaçao e voce valorizar dez de um pequena coisa ate mesmo uma grande realidade.
Valorize o que voce pode para um dia ser bem valorizado em seus projetos.

Andressa Caroline disse...

Se você não respeita a si próprio não pode exigir que alguém te respeite, que alguém te valorize, isso tem que partir de você. Nem só de defeitos vive um ser humano,todos tem suas qualidades não importa quais sejam elas existem,é só uma questão de cada um olhar para si próprio,antes de valorizar o que o outro tem de melhor. Como alguém pode querer ser amado se nem ela mesma se ama? É preciso que exista o amor próprio que aprenda a se dar valor para não ser escravo dos demais, não importando o que vão falar, o necessário é que seja você mesmo. Quando você passa a se compreender tudo muda, até a vidinha mais chata ganha cor. Por isso não se pode dar valor ao que qualquer pessoa diz a nosso respeito, temos que levar em consideração o que realmente é verdade, o que nos faz bem e não ao que acham que sabem sobre nós. Esse é o real motivo de nos valorizar, dar valor as coisas simples da vida, pois só assim poderemos ser reconhecidos pelo o que fazemos e pelo o que realmente somos.

Fernanda disse...

O texto mostra que primeiro para nos termos respeito temos que nos respeitar,
Não devemos viver através do que as pessoas falam sobre
o nosso jeito de ser. Muitas vezes acabamos escutando muito a opinião dos outros e não mostrando a nossa opinião, deixando eles nos analisarem e se intrometendo no nosso caráter. Devemos ter amor próprio e não ficar se baseando nas atitudes dos outros
tendo personalidade.
Olhar para frente e deixar os comentários alheios de lado é uma boa
desenvolver através de seus pensamentos e de seus esforços, e mostrar que você é capaz com seus defeitos e suas qualidade. O autor fala “Depende apenas dos seus olhos” é você que faz sua vida ser bela basta ter amor próprio.

Bruno disse...

O poema diz em belos versos que o principal fator para uma vida digna é o amor própio, e sua auto valorização. Quando nos submetemos as idéias e atitudes de outras pessoas e deixamos os nossos valores de lado vivemos em vão, não vivemos para si, vivemos para os outros. O poema também lembra a importância de fazer tudo da melhor maneira possivel, seja coisas extremamente importantes, ou coisas que parecem banais aos nossos olhos.

Valdvan disse...

O texto mostra uma quase necessidade do ser humano de se valorizar.É importante temos em mente que em tudo que fazemos tem que existir dedicação e o nosso melhor.Não devemos também dar importancia ao que as pessoas dizem a nosso respeito,pois assim valorizamos os outros não nós mesmos.

Eduardo disse...

Simplesmente lutar por ideais. “Acredita em si, pois se não acreditarmos em nos mesmo, quem ira acredita. Nessas condições “como afirma o autor: eu me sujeito ao que vier”. Estaremos exposto a tudo, a todo momento. Críticos, não ira faltar em algumas decisões que tomamos. Mas é ai que entramos com personalidade. E assim vivendo e aprendendo com erros e acertos e sempre respeitando a outras opiniões. Eu levo uma frase comigo assim: “ é por isso que as tartarugas vivem duzentos anos...porque ela só cuida da vida dela” cuida somente do que nos diz respeito enxergar as coisas com olhos de otimistas e ser feliz assim nos auto valorizando.

Emerson Rodrigo disse...

O texto transmite o quanto é importante se valorizar, não deixar que se leve pela opniao de ''qualquer um'',temos que ter amor próprio se valoriazar-mos primeiro. O texto também mostra que tudo o que fomos fazer mesmo que seja o mais simples, procurar sempre fazer com o máximo de dedicação e com amor, pois assim estaremos se valorizando, com isso as coisas consequentemente iram acontecer.

Anônimo disse...

O poema refere-se a alguem que não tem autoconfiança; que se importa com as opinões alheias e menospreza seus proprios sentimentos.
Mas as coisas não são bem assim tem que ter auto confiaça sim,respeito, e acima de tudo amor próprio para que quando for fazer algo que faça bem feito mostrando-se capaz e vendo que a vida pode ser bem melhor só depende de você.

Gislaine disse...

O comentário acima é da Gislaine B. Siqueira n°24

Unknown disse...

É um texto de valorização a si mesmo, que nos faz refletir no nosso cotidiano, pensar em como agir, fazendo melhor a si próprio, mudando ondi podemos melhorar cada vez mas para que possamos estar melhor para si mesmo.

Anderson Alexandre Madruga disse...

Respeito palavra importante.O respeito comeca em nos mesmos.Temos que ter nossa propria opiniao pois é a que importa.Quando Respeitamos damos valor as coisas mais simples da vida.Nao podemos nos prender naquilo que os outros acham ou deixao de achar.temos que ter ideia propria.Respeitar é saber respeitar os defeitos e reconhecer as qualidades dos outros sem olhar o que eles fazem.Independente do que fizerem desde que honestos é isso o que vale.
Como diz o autor tem uma coisa que vale mais do que tudo isso.O amor proprio ele é Fundamental.

Dayana disse...

Dayana...O texto nos transmite quanto é bom o ser humano se valorizar. Pois nós temos q respeitar o proximo, cada um com sua diferença, e ajudar a quem necessita.Mas temos que refletir pois nem sempre se valoriza e ficar preso no que outros acham.
Tudo que fazemos tem que tem amor e dedicação dar valor pra coisa simples da vida.Como o autor mesmo sita no texto Amor Proprio è fundamental.

Unknown disse...

Flavio Henrique 3°B
O texto faz as pessoas refletirem melhor sobre seu próprio respeito,e valor.Ele acaba falando das pessoas que nao se dao seu devido valor e acabao ficando pressas nas idéias de outras pessoas,acabao indo na "onda" de outras pessoas entao nao devemos ouvir tudo o que os outros dizem se nao;nao estaremos valorizando a nós mesmos,sim aos outros !

Anônimo disse...

Franclin 3B
O texto trasmite que nós temos que nos valorizarmos primeiramente.nos temos que valorizar as pessoas que estão ao nosso redor.E também nos não podemos importar pelo que os outros penssam ou dizem sobre voçê,por que nem todos nós somos perfeitos por isso nós temos defeitos e qualidades.

adriel disse...

O texto nos faz refletir na questão que muitas vezes a gente se esquece que para sermos alguém precisamos acreditar em nossa capacidade e não ficar escondidos atrais das opiniões dos outros.
E é necessário uma auto-valorização, pois se você não se valorizar ninguém vai fazer isto por você.
Somos nos que traçamos nosso futuro não as dicas e intervenções das pessoas seja ela quem for por que cada um pensa de modo diferente do outro,assim nos fazemos únicos e por isso você deve ter orgulho de si mesmo e confiar em tuas decisões

nome:adriel nº1